O melhor tinto Vinhão é… de Melgaço! e é o Alvaianas

Alvaianas conquista o 1º prémio com o Côto de Sant’Ana que é  produzido pela quinta melgacense Alvaianas e foi o vencedor do XIII Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima na categoria Vinho Verde Regional Minho Tinto.

O concurso integra o programa da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima, que completou em 2015 a sua 25ª edição. O Vinhão do produtor José António Rodrigues, cuja quinta é também conhecida pelos alvarinhos biológicos, superou-se e este ano, ficando à frente dos tintos Vinhão da Quinta do Formigueiro (Arcos de Valdevez) e Quinta de Curvos (Braga). O resultado não colheu de surpresa o produtor, que já tinha recebido medalhas pelo “equilibrado” néctar das suas vinhas e desta colheita em particular.

“Há quatro anos que tenho participado e este é o terceiro prémio que recebo”, nota o produtor, que se vê alcançar o lugar maior no pódio depois de dois anos a conquistar o segundo lugar, neste concurso.

Antes desta, já na Vinho Verde Fest, em Braga, tinha premiado com prata este vinho tinto, mas o produtor não deixa de salientar as qualidades desafiadoras do produto, mesmo fora do solar onde geralmente reúne melhores condições. “Reconheço que Ponte da Barca e Ponte de Lima tem qualidades excelentes para o Vinhão, com condições que lhe dão mais cor e acidez que o nosso, mas este vinho saiu- nos excelente, com os aromas típicos da casta vinhão e acidez no ponto ideal”, refere José António.

O equilíbrio entre a acidez, teor alcoólico e a cor são os pontos fortes de um vinho que abre o precedente aos tintos de Melgaço, colocando em lugares de topo as castas mais exigentes em termos de condições edafoclimáticas para revelarem a sua excepcionalidade e que, no caso do Vinhão, são tradicionalmente atribuídas aos Vales do Vez e Lima.

Categorias e resultados:

Categoria – Vinho Verde / Regional Minho de Casta Loureiro

1º Prémio – Adega Ponte da Barca Loureiro Grande escolha (Adega Cooperativa de Ponte da Barca, C.R.L.)

2o Prémio – Quinta do Minho (Quinta do Minho, Agricultura e Turismo S.A.)

Menção honrosa – Quinta de Curvos Loureiro (Quinta de Curvos Sociedade Agrícola S.A.)

Categoria – Vinho Verde / Regional Minho Branco

1º Prémio – Estreia (Adega Cooperativa de Ponte da Barca, C.R.L.)

2º Prémio – Socalcos do Bouro (Corina Maria Pereira Antunes Almeida)

Menção honrosa – Portal do Fidalgo (PROVAM – Produtores de Vinhos Alvarinho de Monção, LDA)

Categoria – Vinho Verde / Regional Minho Tinto

1º Prémio – Côto de Sant’Ana Vinhão (Alvaianas, LDA)

2º Prémio – Quinta do Formigueiro Vinhão (António Pedro Guimarães Fernandes Ponte)

Menção honrosa – Curvos Vinhão (Quinta de Curvos Sociedade Agrícola S.A.)

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *